Não só gastamos hoje mais água do que aquela que o ciclo natural consegue repor, como ainda a poluímos e desperdiçamos. O grande desafio da Humanidade é perceber que a água é um recurso cada vez mais escasso e já não dá para tudo.
+ Só 0,5% da água do planeta é doce
É certo que 70% da superfície do planeta é composta por água, mas engane-se quem pensa que isso significa que há água no mundo que chegue para o consumo galopante da Humanidade. É quase toda ela salgada. Só 2,5% da água do planeta é doce. E, se tivermos em conta que quase 80% da água doce está na forma de gelo nas calotas polares, chegamos à conclusão de que só 0,5% de toda a água do mundo se encontra em rios, em lagos e em reservas subterrâneas. É essa minúscula parte que garante dia-a-dia de toda a Humanidade.
+ Gastamos cada vez mais água que não temos
A população mundial não pára de crescer. O consumo duplicou nos últimos 50 anos, com a perspectiva de voltar a duplicar dentro de algumas décadas. A Organização das Nações Unidas fez as contas: gastamos muito acima dos 110 litros de água por dia por habitante, considerado o limiar de sustentabilidade. Um limiar que, de resto, tende a descer. As alterações climáticas estão a reduzir as disponibilidades de água própria para consumo. A tal minúscula parte da água do planeta que serve o nosso dia-a-dia está afinal a ficar ainda mais minúscula.
+ Cuidar da água é urgente
Os cenários são críticos: até 2025, dois terços da população mundial pode ser afetada pelas condições críticas de água; se não melhorarmos drasticamente a gestão deste recurso precioso, o planeta pode enfrentar um défice de 40% no abastecimento de água até 2030. Basta pensar que 75% da água que gastamos em casa é usada em banhos, lavagens e autoclismo para percebermos o muito que podemos fazer para cuidar melhor de cada gota da nossa água. É uma questão de sobrevivência.